Como fazer? Utilizar vibração de lábios com um som suave e seguir as notas corretamente junto do teclado.
Indicação/objetivo: Controle respiratório e diminuição de tensões.
Efeito: Redução de adução da fonação.
Especificações: Notas: C3, D#4 | Bpm: 63 | Escala: 531 (ascendente, descendente).
Como fazer? Soltar rapidamente um pouco de ar pelo nariz + o som de "M" com a boca fechada. Mantenha o foco em cantar as notas corretas do teclado.
Indicação/objetivo: Afinação.
Efeito: Redução de esforço fonatório.
Especificações: Notas: G#2, D4 | Bpm: 74 | Escala: 12321 maior (ascendente).
Como fazer?
Com a postura correta, contraindo levemente a barriga e com os ombros relaxados: puxe o máximo de ar.
Segure por 3 tempos.
Posicione a mão e solte ar com a boca aberta no formato de "A" lentamente e sem ruído.
Repita 8 vezes com atenção e seguindo todos os passos.
Indicação/objetivo: Controle de pressão subglótica.
Como fazer? Utilizar as vogais emitindo uma única nota, variando sua intensidade (volume), inspirar fundo e repetir.
Indicação/objetivo: Trabalhar e associar intensidade e modos de fonação da voz (soproso; neutro; fluido; tenso).
Efeito: Alterações de pressão subglótica.
Especificações (Professor): Notas: B2 até G#3 | Bpm: 65 | Escala: Dó, maior (ascendente).
Como fazer? Repetir a sequência de notas 2 vezes seguidas, enquanto o teclado sustenta apenas a primeira.
Indicação/objetivo: Memorização de intervalos.
Efeito: Musical.
Como fazer? Fazer 3 repetições iguais da melodia utilizando a vogal "o".
Indicação/objetivo: Percepção harmônica.
Efeito: Musical.
Especificações: Acordes: C -> E | Bpm: 75 | Escala: 12321 contralto 2x e soprano 1 (ascendente).